Cozinha

cozinha

A cozinha é um sítio onde gosto de estar (às vezes também é onde recebo os amigos e onde a Matilde faz os trabalhos de casa). A cozinha é o sítio onde me esqueço do mundo. Onde me encontro comigo mesma. Os meus sentidos ficam apurados. Gosto de abrir o frigorífico e os armários, ver o que há por lá e com isso criar refeições rápidas e saborosas. Não sou chef nem aspiro a tal. Há imensas pessoas (e blogues!) nesta área. Gosto de acompanhar o que fazem, experimentar o que partilham e depois adaptar – ao meu paladar, ao dos meus filhos, às restrições que existem cá por casa. Acho que não consigo fazer uma receita tal e qual. Não sei se é uma qualidade ou um defeito. As minhas amigas consideram-na uma mais valia.

Neste espaço quero partilhar convosco as descobertas que vou fazendo, sugerir receitas rápidas e saborosas que encontro (que eu e os miúdos gostamos). Coisas saudáveis mas sem fundamentalismos. Há um ano que vimos fazendo alterações na nossa dieta. Nem sempre tem sido um trabalho fácil pois com uma adolescente e dois pré-adolescentes há muitos hábitos instalados, mas acho que venho sendo bem sucedida. Hoje há já quem me procure pedindo ajuda para fazer alterações alimentares e levar a família atrás. Gosto disto. Não sou nutricionista (ainda que tenha uma fantástica em quem me apoio). Sou coach e por isso ajudo a definir mudanças e a implementá-las.

A cozinha é um sítio onde sinto prazer. Mesmo quando estou só gosto de preparar uma deliciosa refeição e um bonito prato. Em certa medida, é uma forma de me  mimar, cuidar de mim. Mas também há dias em que não me apetece, em que pego em qualquer coisa que por lá exista.

A minha cozinha estende-se para além da porta, para a varanda. É lá que, de manhã, tomo o pequeno almoço ao som dos pássaros. É lá que, à hora de almoço, sinto o sol no rosto e saboreio o que preparo. Na varanda sinto a comunhão entre a natureza e os alimentos que preparo.

Anúncios