Quarto dos miúdos

E se os medos dos pais determinarem os limites dos filhos?

Muitas vezes no meu trabalho com pais, na Family Coaching, sou convidada para falar sobre limites. Para quem está presente nesses workshops e conferências, tem nessas ocasiões uma oportunidade de pensar sobre si. Falo da importância de identificar, aceitar, respeitar e comunicar os limites de cada um.

E outro dia, foi na minha família, assim meio inesperadamente, que surgiu uma conversa boa sobre limites. Com três adolescentes por perto, cheios de desejo de conhecer mundo, com diferentes grupos sociais, os programas extra – família são mais que muitos. De repente, eles próprios deram conta que eu e o pai estabelecemos limites diferentes consoante as situações, que há situações em que eu me sinto mais à vontade e outras em que é o pai. Foi uma oportunidade maravilhosa de lhes falar de mim, de como a minha história de vida, as minhas vivências e sobretudo os meus medos fazem com que eu, em determinadas situações, seja mais rígida.

Foi uma conversa boa que terminou assim: “Eu quero deixar-vos fazer as coisas, a liberdade é um valor muito importante para mim, peço-vos que sejam pacientes comigo, tenho que ir ganhando confiança e sentindo-me tranquila nestas situações, vencendo os meus medos para que aos poucos vos possa deixar cada vez mais livre. Confiança e responsabilidade andam de mãos dadas. De certeza que encontraremos situações que sejam confortáveis para mim e para vocês.”

E se os medos dos pais determinarem os limites dos filhos? Está tudo bem!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s