Quarto

Porque é tão importante celebrar

livro-e-tricot

No dia 18 de Setembro celebrei dois anos de operada. Desde 2014 que, em cada dia 18, celebro mais um mês da minha nova vida. De certa forma, tem sido uma “desculpa” para parar, olhar para dentro e para me mimar. Os miúdos sabem que esse dia é sagrado e que há coisas das quais não abdico. Toda a rotina familiar se organiza de modo a que eu possa ter o que me “re-energiza” para que possa seguir em frente.

Inspirada em algumas leituras, passei a fazer coisas que me ajudam a aumentar as minhas emoções positivas e a lembrar-me que sou uma sortuda porque tenho imensas coisas boas para agradecer:

  • Na pausa do almoço, com frequência pergunto aos meus botões: “Que coisas boas já recebi hoje?” Parar neste momento do dia é intencional.  Faz com que eu não chegue acelerada nem esgotada à noite. Permite-me reparar, a meio do caminho, no que  já recebi e assim ganho energia para continuar até ao fim do dia.
  • Sozinha ou com os miúdos, pela hora do jantar, muitas vezes pensamos e partilhamos as respostas à pergunta: “O que foi o pior e o melhor do meu dia?” ou “Que coisa boa do dia de hoje vou guardar no meu coração?”
  • Quando as coisas correm menos bem (porque também há dias assim!), invento uma pausa de 5 ou 10 minutos, para pensar em que altura é que perdi o controlo (me “saltou a tampa”!) e fazer a pergunta “se eu tivesse a máquina do tempo e andasse para trás, o que faria ou o que é que diria de diferente?” Com esta pergunta consigo ter pistas para como quero reagir da próxima vez que essa situação surgir.

Ninguém se sente feliz o tempo todo. As emoções positivas e negativas fazem parte da vida e todas elas constituem uma oportunidade para termos novas experiências. Quando celebramos todas as coisas (pequenas e grandes) que vamos recebendo, experimentamos emoções positivas e o nosso organismo (também ele!) agradece. Mas quando nos sentimos bem, felizes e relaxados libertamos serotonina, dopamina e relaxina que têm um efeito positivo no nosso sistema imunitário.

Agradecer e terminar o dia de um modo relaxado, muitas vezes longe das tecnologias, com um livro, o tricot ou a costura por perto têm-me garantido um sono tranquilo e descansado. Apoiar outras mulheres a descobrirem o que as ajuda a manterem-se equilibradas, felizes e tranquilas através do coaching  e da psicologia, tem sido outra área de trabalho que me dá imenso prazer.

“Love is an infinite victory”

Anúncios

2 thoughts on “Porque é tão importante celebrar

  1. Que bonita reflexão! Gostei da máquina do tempo. Acho que já vamos fazendo isso, mas falta-nos ser mais sistemáticos. Depois de ler isto acho que vou passar a ser mais.
    Bjs gds e obrigada pela partilha.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s