Quarto dos miúdos

Setembro e Outubro: a sábia gestão do tempo e dos recursos

X6077HDEQH

Setembro é um mês sempre muito cheio – o verão a partir e o outono a chegar. Aproveitar a praia ao máximo mas a escola e as rotinas a chegarem de mansinho. Este ano, a dança repetiu-se. Às vezes é desesperante. A sensação de que não se chega para tudo e para todos é fortíssima. A roupa que deixou de servir e que é preciso comprar nova; o material escolar (o que se aproveita e o que é preciso comprar novo); os equipamentos para a ginástica, natação, rugby e softball; os novos horários; as lancheiras… Um sem fim de solicitações. Tenho experimentado estratégias diversificadas para não sucumbir logo na primeira semana. Assim, este ano, decidi dar um passo de cada vez:

  • A primeira semana de aulas foi considerada de “teste” e deu o mote para este ano: planear – executar – avaliar e reflectir – mudar o que for preciso. A mudança assusta quase todos. Tendemos a agarrar-nos (adultos e miúdos) às rotinas na esperança que nos tragam a segurança que todos ansiamos, sem questionarmos se haverá melhores opções. A semana, cá em casa, terminou com um jantar em que se fez o primeiro alinhamento para aquilo que queríamos para o novo ano lectivo.
  • A lista de compras em Setembro e Outubro é gigantesca, parece que de repente tudo faz falta. Listámos o que nos pareceu necessário e depois, com cada um individualmente, convidei-os a fazerem as suas escolhas, a seleccionarem o que achavam prioritário. No fundo, a serem responsáveis pela construção do seu “espólio”. Escolher implica aceitar que não se pode ter tudo de uma só vez  e isso é um grande desafio. No entanto, quando somos capaz de o fazer estamos conscientemente a “dizer” o que é mais importante, a treinar a nossa capacidade de adiar e de saber esperar por algo, a definir estratégias para alcançarmos o que tanto queremos… E, cá em casa, a aprender que fazemos parte de uma família em que é importante dividir os recursos.

Por esta altura e com a chegada de Outubro, começam as fichas e os testes e, cada um à sua maneira pede ajuda. Com a consciência de que o tempo é um bem precioso, fui-me dando conta que desenvolvi estratégias para o gerir de um modo muito eficaz. Por vezes, convidam-me para falar deste tema – em conferências, em contextos mais ou menos formais ou até no âmbito das acções da Family Coaching. Houve alturas em que a Madalena dizia que eu era uma excelente gestora do tempo – “que o meu dia dava para tudo”. Fui sempre passando a mensagem que o segredo estava na escolha. Um bom planeamento, alguma flexibilidade e saber escolher talvez sejam a minha formula mágica!

Desde o tempo em que vivemos em Inglaterra que fui trabalhando, com os meus filhos, a temática da gestão do tempo, do planeamento e das escolhas. Após alguns anos a apoiar alunos em escolas, resolvi, no ano lectivo passado, partilhar estas estratégias com outros pais e alunos.  Foi assim que comecei a dedicar algum tempo a realizar coaching a alunos. O resultado foi positivo e muito gratificante, de tal forma que este ano fui desafiada a embarcar de novo na aventura.

“Sou mãe de um menino de 12 anos, com uma vida profissional cheia de viagens e stress. Sempre procurei ser uma mãe que acompanha o dia a dia dos filhos, com um foco especial no acompanhamento da vida escolar. Com o tempo apercebi-me que a nossa relação se desgastava imenso para garantir que tpc’s, planos de estudo, testes etc eram cumpridos e tinham os resultados esperados.

A ideia de aplicar o coaching como estratégia para ajudar o meu filho nesta gestão diária e permitir-me focar noutros aspectos da sua vida pareceu-me uma óptima ideia. O trabalho da Sandra com o meu filho foi muito positivo tanto do ponto de vista dos resultados escolares como da qualidade da vida familiar.

O meu filho ganhou competências de organização e planeamento, sentiu-se mais contente e realizado com o seu percurso escolar e por outro lado permitiu-nos como família ter mais tempo para conversas e programas que antes eram ocupados com os deveres escolares.” CSantos, 45 anos

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s