Quarto dos miúdos

Comunicar com os adolescentes é mesmo possível (ainda que desafiante)

coracao amor

Comunicar com adolescentes é, por vezes, uma tarefa muito difícil. Nas semanas em que os miúdos estão comigo sinto-o na pele. A sensação que experimento é estranha. Houve alturas em que “fiquei de fora” a observar  – escolhem comunicar com os amigos por telefone. Raramente falam. Preferem o SMS, Whatsapp, Facebook, Instagram ou outras aplicações. Quando estão à mesa, falam alto, todos ao mesmo tempo e com muita dificuldade em parar e ouvir o outro (incluindo a mim!).

Eu que tenho vindo a desenvolver esta capacidade de ouvir (a mim e aos outros), percebi que ficava mesmo incomodada com o comportamento que observava neles, por isso decidi fazer algumas experiências para ver se conseguia algumas mudanças. Este fim de semana propus-lhes que pensassem em algo que quisessem partilhar (uma notícia, um interesse, uma história engraçada…). Os outros só teriam de ouvir. Nada de comentários ou perguntas. A intenção era fantástica mas o resultado foi uma desgraça! Todos acharam que não tinham nada para dizer e a mim, não me quiseram ouvir! Como não sou pessoa de me render às evidências, tentei outra abordagem.

Inspirada num concurso televisivo antigo, no final do jantar seguinte, distribui papel e caneta. Fiz quatro perguntas e cada um tinha que dar as respostas para a pessoa que se encontrava à sua esquerda:

  • Cor preferida
  • O que mais gosta de fazer nos tempos livres
  • O que o deixa muito irritado
  • Um sonho / um desejo…

Foi um sucesso! Todos queriam partilhar as respostas e ouvir o outro para saber se tinham acertado ou não. Houve oportunidade de falarmos do que nos deixa muito irritados, dos sonhos que cada um tem e que os outros desconheciam… Giro como com coisas simples e poucos recursos podemos entrar em sintonia com os nossos filhos. Foi mesmo bom!

Feliz por experimentar em casa o que no trabalho vou fazendo com outros pais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s